Desinfetar superfícies realmente previne que o coronavírus se espalhe? - Equilibrio controle de pragas - Dedetização

Desinfetar superfícies realmente previne que o coronavírus se espalhe?

The following two tabs change content below.
Aguinaldo

Aguinaldo

Idealizador da Equilíbrio com seus 21 anos de experiência nas diversas áreas comerciais viu na empresa a oportunidade de levar suas convicções a frente com FOCO NO CLIENTE, tendo um olhar de fora para dentro, ou seja como nossos clientes nos veem.

Desinfetar superfícies realmente previne que o coronavírus se espalhe? O contato com objetos e locais infectados pelo vírus Covid-19 é uma das principais formas de transmissão da doença. Para reduzir o contágio é importante limpar e desinfetar bem o ambiente.

Descubra neste artigo se a desinfecção é realmente eficiente para reduzir a transmissão do vírus. Também descubra a solução da Equilíbrio Controle Integrado de Pragas para limpar áreas infectadas pelo vírus  .  

Desinfetar superfícies realmente previne que o coronavírus se espalhe?

Desinfetar superfícies realmente previne que o coronavírus se espalhe. De acordo com pesquisas, as gotículas respiratórias que ficam no ar quando uma pessoa infectada espirra ou tosse são as principais responsáveis pela disseminação do vírus.

O problema é que as gotículas invisíveis não ficam apenas no ar, como também pousam em superfícies. Assim, qualquer pessoa pode tocá-las e ser infectada ao colocar as mãos nos olhos, nariz ou boca.

Tempo de permanência do vírus em objetos

Segundo um estudo realizado pelo periódico medRxiv, o tempo de permanência do vírus em objetos varia de acordo com a superfície. No ar, é possível detectar o coronavírus por até 3 horas. Veja abaixo outros exemplos:

  • cobre: 4 horas;
  • papelão: 24 horas;
  • cobre: 4 horas;
  • papelão: 24 horas;
  • plástico: até 3 dias;
  • aço inoxidável: até 3 dias.

Por outro lado, uma pesquisa publicada pelo Journal of Hospital Infection, revelou que o coronavírus relacionado ao Sars pode permanecer por até 9 dias em objetos como aço inoxidável e plástico.

Quando desinfetar o ambiente?

Saber que desinfetar superfícies realmente previne que o coronavírus  se espalhe não é suficiente. Também é necessário descobrir quando essa higienização deve ser feita para garantir que o ambiente fique livre do vírus.

Geralmente, os especialistas recomendam que cada local seja limpo e desinfetado depois de ser tocado por cada pessoa da casa. No entanto, esse tipo de cuidado é impraticável, especialmente quando se convive com várias pessoas.

Dessa forma, o ideal é que os cômodos e objetos sejam limpos com maior frequência para conter a disseminação do vírus. Para tanto, peça ajuda de todas as pessoas que residem na casa para manter o ambiente limpo e livre de riscos.

Nas casas que tiverem uma pessoa com sintomas do coronavírus, a recomendação é que ela fique isolada em um cômodo. Além disso, é preciso reservar os utensílios que ela use, bem como limpar e desinfetar os locais tocados por ela com luvas destinadas apenas para isso.

Produtos para desinfetar o ambiente

Como desinfetar superfícies realmente previne que o coronavírus se espalhe, é preciso utilizar produtos apropriados para eliminar o vírus. Segundo especialistas, o álcool em gel a 70% e água com sabão são as melhores formas de fazer a higienização das mãos.

Para a limpeza de objetos e ambientes, é preciso utilizar produtos domésticos como cloro e álcool comum. Confira abaixo a lista do que você pode usar no combate ao coronavírus.

Água e sabão

O sabão é um grande aliado no combate ao vírus, pois ele consegue remover e matar as partículas que aderem às superfícies, mãos e rosto. Enquanto isso, a água finaliza o processo de limpeza.

As substâncias presentes no sabão ou detergente rompem o revestimento de proteína do vírus. Após exposto, ele se desintegra e o seu risco de contágio por coronavírus é eliminado.

Álcool

Os produtos alcoólicos com, pelo menos, 70% de álcool conseguem matar o coronavírus. Por isso, ele é um dos mais indicados por especialistas para higienizar ambientes e objetos. Além disso, ele não danifica tanto a superfície quanto os alvejantes.

No entanto, para que ele realmente faça efeito, o ideal é não diluir em água ou em outros tipos de líquidos. Uma dica é umedecer um pano limpo com álcool e passar sobre a superfície para eliminar o vírus.

Cloro ou água sanitária

Segundo o professor de doenças infecciosas do Centro Médico da Universidade de Washington, o cloro é eficaz para matar o coronavírus. Para tanto, é preciso aplicar o produto sobre as superfícies, de acordo com as orientações para diluí-lo.

No entanto, as pessoas que sofrem com problemas respiratórios como a asma, devem ter cuidado ao usar o cloro ou água sanitária devido ao cheiro forte. Além disso, como se trata de um produto agressivo, ele pode danificar a superfície.

Quaternário de amônia

O quartenário de amônia é um método eficiente na desinfecção de micro-organismos, como o coronavírus. Após ser aplicado, o produto mata vírus, fungos, bactérias e ácaros com agilidade. Além disso, forma uma camada de proteção que mantém o local desinfetado.

Em média, a desinfecção com quaternário de amônia tem a durabilidade de 3 meses em ambientes externos e 6 meses em ambientes internos. O produto tem sido utilizado em países afetados pelo Covid-19 e tem apresentado excelentes resultados.

Desinfetar superfícies realmente previne que o coronavírus se espalhe? - Equilibrio controle de pragas - Dedetização

Como limpar e desinfetar

Geralmente, a utilização de um pano úmido com água, sabão ou detergente é suficiente para higienizar e desinfetar superfícies. No entanto, quando se trata de objetos eletrônicos, é preciso ter cuidado para não deixar que o pano fique muito úmido, pois ele pode danificar o equipamento.

Além de água e sabão, você também pode usar álcool a 70% para eliminar qualquer resíduo do vírus. Se não tiver esse tipo de produto, é possível recorrer ao uso da solução de 4 colheres de chá de água sanitária ou cloro por cada litro de água.

Casas sem Covid-19

Nas casas em que não há pessoas com suspeita ou infectadas pelo Covid-19 a limpeza profunda da residência deve ser feita, no mínimo, uma vez por semana. Contudo, pisos e banheiros devem ser varridos e limpos diariamente para mantê-los sempre higienizados.

Durante a limpeza, é importante que você tenha atenção especial aos objetos que são tocados com grande frequência para diminuir as chances de contágio do vírus, por exemplo:

  • maçanetas;
  • corrimões;
  • teclados;
  • celulares.

Casas com Covid-19

Desinfetar superfícies realmente previne que o coronavírus se espalhe e nas casas onde moram pessoas infectadas, esse cuidado deve ser ainda maior. Afinal, essa é a melhor forma de prevenir o contágio dos demais moradores sadios da residência.

Nesses casos, o recomendado é que seja realizada, diariamente, uma limpeza específica do cômodo onde o infectado está isolado. Nela, a própria pessoa tem que limpar e higienizar o ambiente.

Quanto ao banheiro, o ideal é que ele seja utilizado apenas pelo infectado e deve ser limpo após o uso. No entanto, o recomendado é que se espere duas horas para poder fazer a limpeza. Ao finalizá-la, todos o utensílios usados durante a higienização devem ser lavados com água e sabão.

Empresas e áreas externas

Apesar dos produtos listados acima serem eficientes no combate ao Covid-19 em empresas, indústrias  e áreas externas de condomínios, a melhor alternativa para garantir ambientes livres de vírus é contratar os serviços de uma dedetizadora especializada.

A Equilíbrio Controle Integrado de Pragas faz esse trabalho de controle são só de pragas, como também de bactérias e vírus como o coronavírus. Ela utiliza o mesmo produto usado nas cidades da China, em alguns bairros do Rio de Janeiro e em outras cidades do Brasil.

O quaternário de amônia de 5ª geração é altamente eficaz para fazer a sanitização dos locais, mais do que qualquer outro produto doméstico. Além disso, a empresa realiza uma análise e avaliação técnica do local para atender melhor às necessidades dos seus clientes.

Compartilhar:

Comments are closed.